CONSULTÓRIOS
Porto Alegre | Av. Assis Brasil n° 2827 – 7° andar – conj 717
Canoas | Av. Getulio Vargas n° 4.831 – 3° Andar
(51) 2313.7533
MENU
Menu
TRATAMENTOS
Menu
Veja abaixo mais sobre os problemas frequentemente tratados
Conhecida como artrose ou osteoartrose, possui vários sinônimos e é
mundialmente conhecida como osteoartrite. Segundo a organização
mundial da saúde (OMS), a artrose é a doença mais prevalente na população
mundial acometendo mais de 70% da população acima dos 60 anos, sendo
de longe a forma mais comum de doença articular, e o joelho é uma das
articulações mais afetadas.
Dentro das nossas articulações, existe o líquido sinovial, também chamado de “lubrificante natural” das articulações – pense que esse líquido é um “óleo para amortecedores de carro”. Ele ajuda na lubrificação da articulação, na irrigação dos meniscos e cartilagens no amortecimento de impactos e na diminuição da fricção. O ácido hialurônico é um dos componentes desse líquido intra articular . Por isso, quando os pacientes apresentam alguma doença degenerativa, como osteoartrite (também chamada de artrose ou desgaste da cartilagem), se tem perda desse efeito lubrificante, comprometendo as funções principais das nossas articulações e causando principalmente enrijecimento articular e dor.
O que é o menisco? E qual a sua função?
O menisco é uma fibrocartilagem que fica dentro do joelho entre o osso da coxa (fêmur) e o osso da perna (tíbia). Sua principal função é diminuir o impacto entre essas estruturas, sendo assim, o amortecedor do joelho: absorve e distribui melhor o impacto que os joelhos recebem diariamente. São responsáveis ainda pela lubrificação e diminuição do atrito no joelho para atividades como andar, correr, pular e até movimentos simples como dobrar o joelho, além de ser um importante estabilizador para evitar sobrecarga sobre a cartilagem e os ossos. Cada joelho possui dois meniscos: um medial (parte interna) e um lateral (parte externa), o lateral é menor que o medial e ambos parecem uma “meia-lua”, sendo o menisco medial o mais sujeito a lesões.
Simplificando, os ligamentos do joelho podem ser comparados com algumas cordas que ligam dois ossos, evitando assim um deslocamento excessivo e aumentado dessa articulação – promovem a estabilidade do joelho .
Porto Alegre | Av. Assis Brasil n° 2827 – 7° andar – conj 717
Canoas | Av. Getulio Vargas n° 4.831 – 3° Andar
(51) 2313.7533