Infiltração no Joelho (Ácido Hialurônico)

O que é o Ácido Hialurônico?

Dentro das nossas articulações, existe o líquido sinovial, também chamado de “lubrificante natural” das articulações – pense que esse líquido é um “óleo para amortecedores de carro”. Ele ajuda na lubrificação da articulação, na irrigação dos meniscos e cartilagens no amortecimento de impactos e na diminuição da fricção. O ácido hialurônico é um dos componentes desse líquido intra articular . Por isso, quando os pacientes apresentam alguma doença degenerativa, como osteoartrite (também chamada de artrose ou desgaste da cartilagem), se tem perda desse efeito lubrificante, comprometendo as funções principais das nossas articulações e causando principalmente enrijecimento articular e dor.

Para que serve a infiltração com ácido hialurônico?

A intenção e o objetivo de fazermos uma infiltração com ácido hialurônico é melhorar tanto a lubrificação, quanto a proteção e regeneração da cartilagem articular, por meio do que chamamos de viscossuplementação: vamos criar uma película protetora que tem por objetivo diminuir a progressão do desgaste, aliviar a dor, melhorar a movimentação e diminuir a inflamação articular.

Quais são as indicações para a infiltração no joelho (ou viscossuplementação)?

Lembrando que essa técnica não deve ser feita sozinha, ela é auxiliar a outras formas de tratamento conservador – como fisioterapia e exercícios físicos. Nesse sentido, atletas com dores, rigidez e fibroses, pessoas com lesões ligamentares do joelho, lesões condrais, doenças degenerativas (artrose de joelho, artrite reumatóide) e ainda pacientes com condromalácia patelar irão ter benefícios com o auxílio das infiltrações, visto que esses pacientes chegam ao consultório com limitações de movimento, dor e até mesmo dificuldade para caminhar, o auxílio da terapia de infiltrações podem ter melhora em sua qualidade de vida.. Assim, esse tipo de tratamento é muito eficaz em certas doenças das articulações, além de ser amplamente utilizado na medicina desportiva, onde as lesões e inflamações do joelho são muito frequentes.

Quais são as contra-indicações à infiltração de joelho?

A infiltração com ácido hialurônico é contraindicada em casos de gravidez, pessoas com problemas linfáticos ou de má circulação sanguínea, após derrames intra-articulares, alergia a algum componente da fórmula e também não é possível ser aplicado em articulações infectadas ou inflamadas.

Como é feita a infiltração no joelho?

  • Sempre busque um médico especialista em joelho para que o procedimento seja feito com a maior segurança e melhor prognóstico.
  • É um procedimento rápido, feito no próprio consultório médico, com ambiente e materiais estéreis. Existem diferentes ácidos hialurônicos, cada um com um peso molecular diferente – para alguns são realizadas infiltrações em 3 doses – a cada 3-5 semanas e outros são realizados em dose única. Em ambos os resultados são duradouros e podem permanecer durante meses até por volta de 1 ano.
  • Inicialmente será feito uma anestesia local, e logo já é aplicado o medicamento, podendo contar com o auxílio de um exame de ultrassom e até mesmo radiografia para ajudar a determinar o local exato da aplicação, tendo duração total por cerca de 5 minutos, podendo provocar um pequeno desconforto rápido e suportável, sendo sempre aplicada na cápsula articular (espaço entre os ossos do joelho), nunca é feita nos ossos. É necessário realizar repouso relativo por 48h e não realizar prática de atividades físicas por pelo menos 2 semanas, sendo importante seguir as orientações da equipe médica responsável. Lembrando sempre que a infiltração não é um tratamento único, para melhora dos resultados é de extrema importância o acompanhamento com fisioterapeutas e educadores físicos.

Extra: infiltração com corticoide e anestésicos

  • Anestésicos: Normalmente são aplicados em casos de dores crônicas e severas, nas quais provocam alívio imediato a sua aplicação. Por possuir seu efeito imediato e de curta duração, funcionam como um diagnóstico de que a lesão é na cápsula articular do joelho, dando uma orientação melhor para o tratamento ou cirurgia.
  • Corticóides: Nesses casos, os corticóides apresentam um grande potencial anti-inflamatório, e podem ser aplicados juntamente com um anestésico, no mesmo intuito de diminuir dor, enrijecimento e edema local. Nesse caso a aplicação costuma ser de 3-3 meses, evitando o uso excessivo e sem acompanhamento adequado.